Nesta postagem darei algumas informações úteis para quem estiver à procura de pilhas recarregáveis, fruto de pesquisas e conhecimento adquirido ao longo do tempo.
Tecnologias
Existem basicamente duas tecnologias principais para a produção de pilhas recarregáveis: Níquel Cádmio (NiCd) e Níquel Metal Hidreto (NiMH).
A pilhas de NiCd utilizam uma tecnologia mais antiga e sofrem de um problema chamado "efeito memória", o qual, com o tempo, impede que as baterias sejam carregadas em toda a sua capacidade.
Já as pilhas de NiMH não sofrem desse efeito e são menos pulentes e superiores às de NiCd em virtualmente todos os aspectos. Adicionalmente, existem versões especiais das pilhas de de NiMH ainda mais eficientes, como é o caso das Low Self-Discharge (LSD), que em português quer dizer aproximadamente "baixa auto-descarga".
Portanto, a escolha certa é a tecnologia NiMH, de preferência as com baixa auto-descarga.
Duração
A duração de uma pilha recarregável, assim como de qualquer pilha, depende da sua capacidade, que é media em miliampéres por hora (mAh). Se tiver uma pilha de 2000 mAh alimentando um equipamento que consome 200 mAh, a duração estimada da pilha será de dez horas, dependendo também de outros fatores.
Formatos
Cada aparelho utiliza um formato específico de pilha. Os mais comuns são o AA (pequena) e o AAA (palito), entre outros, definidos pelo American National Standards Institute (ANSI, "Instituto Nacional Americano de Padrões
Conclusão
Pilhas recarregáveis são muito práticas para quem dispõe de aparelhos portáteis, especialmente para aqueles que usam mouse ou teclado sem fio e não querem ter que adquirir um pacote de pilhas a cada poucos dias.
Tem alguma sugestão ou informação a acrescentar? Não deixe de escrever um comentário!
Referências
- http://www.infowester.com/pilhasrec.php
- http://sundaycooks.com/2010/11/10/qual-a-melhor-pilha-recarregavel/
- http://www.duracell.com.br/pt-BR/power-education/rechargeable-batteries.jspx
- http://www.apilhas.com/tipos.html
Comentários